USO DE BLOG COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO
A equipe pedagógica do Curso Técnico em Administração planejou a criação de um Blog para divulgar ações previstas no Projeto de Enriquecimento curricular (PEC).Esse instrumento de comunicação foi necessário devido a falta de tempo para implantação de aulas do Projeto de Enriquecimento Curricular no contra turno ou aos sábados, pois os alunos do Curso Técnico em Administração são trabalhadores.
O QUE É UM BLOG?
Um blog (ou weblog) é um registro publicado na Internet relativo a algum assunto e organizado cronologicamente (como um diário). Pode ainda permitir comentários dos leitores aos textos publicados (denominados posts).
O uso do Blog, no processo de ensino escolar, colabora como ferramenta de transmissão de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares, permite (aproxima) o acesso a informação cotidiana e de utilidade pública, contribui para o estimulo a escrita e a leitura, a formação crítica e o acesso aos acontecimentos do mundo contemporâneo.
É impossível avançar a demanda tecnológica, Desse modo, permitirá a realização de produções que possam atender as necessidades internas e da comunidade ao redor, além de estimular a produção de materiais de apoio pedagógico e exercitar a cidadania.
Para que haja interatividade e se promova a interdisciplinaridade, podemos:
- Gravar materiais educativos (Canal Futura (TV Cultura, Discovery Kids, comerciais, etc.) e a partir daí, planejar estratégias de inserir esses materiais e atividades com dinâmicas, interessantes, mobilizadoras e significativas
A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Para isso, a internet é imprescindível, mas o planejamento e o compromisso são fundamentais. Definir as habilidades, competências e conteúdos que serão postadas no Blog é tão importante quanto ser criativo na hora de elaborar a aula.
A informação está em inúmeros bancos de dados: em revistas, livros, textos, endereços de todo o mundo. O professor é o coordenador do processo, o responsável na alimentação do Blog. Sua primeira tarefa é sensibilizar os alunos, motivá-los para a importância da matéria, mostrando entusiasmo, ligação da matéria com os interesses dos alunos, com a totalidade da habilitação escolhida.
Uso pedagógico do Blog é um campo a se investigar e pode trazer novas dimensões não só para o ensino à distância, mas como instrumento de construção de conhecimentos, pesquisa, troca de informação e comunicação entre sujeitos que buscam aprender, seja com instituições de ensino ou não.
No Blog, os alunos interagem com os outros participantes por meio da comunicação escrita, utilizando códigos peculiares do ambiente virtual. Essa ferramenta pode contribuir para o aprimoramento da capacidade de raciocínio e agilidade na escrita. Após a postagem de uma informação, deve ser gerado um relatório de registro que deve ser analisado pelos professores e alunos na busca de identificar o que foi discutido, incluindo os assuntos mais significativos ou questões gramaticais, com vistas a levar os participantes a uma reflexão.
Postado por Zélia Maria Favalessa
MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 3.ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.
A equipe pedagógica do Curso Técnico em Administração planejou a criação de um Blog para divulgar ações previstas no Projeto de Enriquecimento curricular (PEC).Esse instrumento de comunicação foi necessário devido a falta de tempo para implantação de aulas do Projeto de Enriquecimento Curricular no contra turno ou aos sábados, pois os alunos do Curso Técnico em Administração são trabalhadores.
O QUE É UM BLOG?
Um blog (ou weblog) é um registro publicado na Internet relativo a algum assunto e organizado cronologicamente (como um diário). Pode ainda permitir comentários dos leitores aos textos publicados (denominados posts).
O uso do Blog, no processo de ensino escolar, colabora como ferramenta de transmissão de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares, permite (aproxima) o acesso a informação cotidiana e de utilidade pública, contribui para o estimulo a escrita e a leitura, a formação crítica e o acesso aos acontecimentos do mundo contemporâneo.
É impossível avançar a demanda tecnológica, Desse modo, permitirá a realização de produções que possam atender as necessidades internas e da comunidade ao redor, além de estimular a produção de materiais de apoio pedagógico e exercitar a cidadania.
Para que haja interatividade e se promova a interdisciplinaridade, podemos:
- Gravar materiais educativos (Canal Futura (TV Cultura, Discovery Kids, comerciais, etc.) e a partir daí, planejar estratégias de inserir esses materiais e atividades com dinâmicas, interessantes, mobilizadoras e significativas
A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Para isso, a internet é imprescindível, mas o planejamento e o compromisso são fundamentais. Definir as habilidades, competências e conteúdos que serão postadas no Blog é tão importante quanto ser criativo na hora de elaborar a aula.
A informação está em inúmeros bancos de dados: em revistas, livros, textos, endereços de todo o mundo. O professor é o coordenador do processo, o responsável na alimentação do Blog. Sua primeira tarefa é sensibilizar os alunos, motivá-los para a importância da matéria, mostrando entusiasmo, ligação da matéria com os interesses dos alunos, com a totalidade da habilitação escolhida.
Uso pedagógico do Blog é um campo a se investigar e pode trazer novas dimensões não só para o ensino à distância, mas como instrumento de construção de conhecimentos, pesquisa, troca de informação e comunicação entre sujeitos que buscam aprender, seja com instituições de ensino ou não.
No Blog, os alunos interagem com os outros participantes por meio da comunicação escrita, utilizando códigos peculiares do ambiente virtual. Essa ferramenta pode contribuir para o aprimoramento da capacidade de raciocínio e agilidade na escrita. Após a postagem de uma informação, deve ser gerado um relatório de registro que deve ser analisado pelos professores e alunos na busca de identificar o que foi discutido, incluindo os assuntos mais significativos ou questões gramaticais, com vistas a levar os participantes a uma reflexão.
Postado por Zélia Maria Favalessa
MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 3.ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.
Excelente o Blog, será um exemplo para as outras localidades
ResponderExcluir