FORMAÇÃO CONTINUADA
O que buscamos na formação continuada, é discutir problemas didáticos reais do dia-a-dia, trocar experiências, ensinar e aprender.
É consenso, no dia-a-dia da sala de aula, que nenhum fator tem mais influência no desempenho dos alunos do que o professor.
Toda formação continuada enriquece quem a recebe, a educação ganha. E questiono: Se todo esse saber não for utilizado por receio, medo, preguiça ou falta de apoio, quem perde?
Nóvoa (2002, p. 23) diz que: ”O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente.” Para esse estudioso, a formação continuada se da de maneira coletiva e depende da experiência e da reflexão como instrumentos contínuos de análise.
O PODER DA COMUNICAÇÃO
O professor é um profissional capaz de atuar e de responder às diversas demandas e exigências de uma sociedade cada vez mais complexa. Para tanto, precisa estar preparado para enfrentar, com criatividade e competência, os problemas do cotidiano, ser flexível, tolerante e atento às questões decorrentes da diversidade cultural que caracteriza nossa sociedade
Para exercermos um papel na sociedade como bom profissional é imprescindível que saibamos nos comunicar. Mas afinal o que é comunicação?
Podemos dizer que comunicação é um processo interativo e didático em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.
Entendido o significado, podemos dizer que comunicação interpessoal é o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro ou a outros, com o fim de informar, persuadir, ou divertir. Podemos, ainda, acrescentar que é um processo interativo e didático em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do recepto
E quando falamos, todas as pessoas entendem da mesma forma? Entre um recado e outros muitos ruídos acontecem.
Entende-se por ruído tudo o que possa interferir na comunicação, prejudicando-a. Pode ser um som sem harmonia, um emissor ou receptor fora de sintonia, falta de empatia, entre outras situações que podem impedir a realização da comunicação.
Para melhorar a comunicação existem habilidades. Citar, como exemplo, três sugestões para a realização de uma comunicação eficaz.
Habilidade de transmissão- quer dizer, usar a linguagem apropriada e direta, evitando jargões e termos eruditos. As informações precisam ser claras e completas para que não haja dúvidas. Sendo possível, utilizar vários canais para estimular os sentidos de quem recebe a mensagem, como o áudio e o visual.
Habilidade auditiva - escuta ativa. É importante criar situações que ajudem as pessoas a falarem o que realmente querem dizer, para que a nossa resposta seja satisfatória.
Habilidade de feedback. Posso dizer que esta é aquela que nos assegura que queremos ajudar o outro dando retornos ou respostas, e em caso de feedback negativo precisamos ir direto ao assunto sem criar ansiedade. Esta habilidade, também, requer que descrevamos a situação de modo claro, evitando equívocos.
Vamos finalizar com a habilidade de saber dar resposta quando nos questionam, que é o retorno, ou feedback (expressão mais utilizada no ambiente corporativo).
NÓVOA, A. “A formação de professores e profissão docente”. Lisboa: Dom Quixote, 2002.
Postado por Zélia Maria Favalessa dos Santos
O que buscamos na formação continuada, é discutir problemas didáticos reais do dia-a-dia, trocar experiências, ensinar e aprender.
É consenso, no dia-a-dia da sala de aula, que nenhum fator tem mais influência no desempenho dos alunos do que o professor.
Toda formação continuada enriquece quem a recebe, a educação ganha. E questiono: Se todo esse saber não for utilizado por receio, medo, preguiça ou falta de apoio, quem perde?
Nóvoa (2002, p. 23) diz que: ”O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente.” Para esse estudioso, a formação continuada se da de maneira coletiva e depende da experiência e da reflexão como instrumentos contínuos de análise.
O PODER DA COMUNICAÇÃO
O professor é um profissional capaz de atuar e de responder às diversas demandas e exigências de uma sociedade cada vez mais complexa. Para tanto, precisa estar preparado para enfrentar, com criatividade e competência, os problemas do cotidiano, ser flexível, tolerante e atento às questões decorrentes da diversidade cultural que caracteriza nossa sociedade
Para exercermos um papel na sociedade como bom profissional é imprescindível que saibamos nos comunicar. Mas afinal o que é comunicação?
Podemos dizer que comunicação é um processo interativo e didático em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.
Entendido o significado, podemos dizer que comunicação interpessoal é o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro ou a outros, com o fim de informar, persuadir, ou divertir. Podemos, ainda, acrescentar que é um processo interativo e didático em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do recepto
E quando falamos, todas as pessoas entendem da mesma forma? Entre um recado e outros muitos ruídos acontecem.
Entende-se por ruído tudo o que possa interferir na comunicação, prejudicando-a. Pode ser um som sem harmonia, um emissor ou receptor fora de sintonia, falta de empatia, entre outras situações que podem impedir a realização da comunicação.
Para melhorar a comunicação existem habilidades. Citar, como exemplo, três sugestões para a realização de uma comunicação eficaz.
Habilidade de transmissão- quer dizer, usar a linguagem apropriada e direta, evitando jargões e termos eruditos. As informações precisam ser claras e completas para que não haja dúvidas. Sendo possível, utilizar vários canais para estimular os sentidos de quem recebe a mensagem, como o áudio e o visual.
Habilidade auditiva - escuta ativa. É importante criar situações que ajudem as pessoas a falarem o que realmente querem dizer, para que a nossa resposta seja satisfatória.
Habilidade de feedback. Posso dizer que esta é aquela que nos assegura que queremos ajudar o outro dando retornos ou respostas, e em caso de feedback negativo precisamos ir direto ao assunto sem criar ansiedade. Esta habilidade, também, requer que descrevamos a situação de modo claro, evitando equívocos.
Vamos finalizar com a habilidade de saber dar resposta quando nos questionam, que é o retorno, ou feedback (expressão mais utilizada no ambiente corporativo).
NÓVOA, A. “A formação de professores e profissão docente”. Lisboa: Dom Quixote, 2002.
Postado por Zélia Maria Favalessa dos Santos
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