O desafio de Demitir alguém
Ter de despedir alguém é horrível, tanto para a pessoa que está despedindo quanto, obviamente, para aquele que é despedido. Mesmo a maior parte dos bons executivos considera tal tarefa extremamente difícil. Portanto, o que fazer para que esse momento seja menos doloroso e turbulento possível?
Especialistas dizem que os executivos precisam encarar a demissão como um processo que exige controle absoluto, devendo saber ao que devem ou não fazer nesse momento. No livro “Jack Definitivo – Segredos do século”, o escritor Jack Welch dá dicas de como agir na hora de mandar alguém embora.
Primeiro, o especialista cita os três erros mais comuns cometidos pelos executivos nesse momento: precipitação, falta de transparência e demora exagerada. E como fazer a coisa certa, então? Jack diz que é preciso eliminar as surpresas. Para isso, ele recomenda que o gestor faça um bom processo de avaliação de desempenho, pois ele simplesmente informa e prepara as pessoas de forma mais honesta e aberta possível para o que terão de enfrentar mais adiante.
Outro ponto importante é eliminar a humilhação. Se o gestor agiu de forma certa, a notícia não irá pegar o empregado de surpresa. Mesmo assim, possivelmente ele ainda estará muito magoado. Nessa situação, vale a pena investir a autoconfiança do funcionário que foi demitido mostrando para ele que ele achará um bom emprego mais adequado com as suas habilidades.
A ideia é fazer com que o ex-funcionário consiga fazer um pouso tranqüilo onde quer que ele vá. “A demissão é uma realidade amarga em qualquer empresa. Contudo, se você souber lidar com ela do jeito certo, poderá ao menos torna-la suportável para o demitido”, ensina Jack.
Fonte: Revista Brasileira de Administração
Postagem: Luiz Marques de Oliveira Filho
Para diminuir a incidencia de desligamento de colaborador e necessario que o gesto de pessos da entidade,crié,mantenha e desenvolva um contigente de pessoas com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organizacão.ASS:Fernando cta2.
ResponderExcluirDemitir um funcionário de sua equipe talvez seja uma das decisões mais desagradáveis a serem tomadas. A menos que ele tenho feito algo imperdoável (como, por exemplo, roubar a empresa ou ter colocado a vida de algum colega em perigo, intencionalmente), esta é uma decisão que só deve ser tomada depois de várias tentativas de reabilitação do funcionário. Ainda assim existe a possibilidade de que ele se sinta injustiçado com a decisão.
ResponderExcluirDemitir é um fardo que os patrão deve carregar , porém ao demitir ele deve levar em consideração as circunstância dadas para não cometer uma injustiça .
ResponderExcluir